SONY DSC

Festa dos Reis” converteu-se numa “Festa de Estrelas”- Dois temas  semelhantes  dando sentido  ao  propósito da direção. No programa de celebração desta trigésima edição, destacamos  a envolvência e o apoio dos pais, com um diploma de agradecimento. Demos também um particular relevo a alguns familiares e  ao Núcleo da  Fraternidade S. Mateus, pela   sua plena dedicação e colaboração ao longo dos vários anos nas atividades do nosso agrupamento. Ainda na Área dos reconhecimentos, presenteamos todos os Caminheiros e Dirigentes, realçamos, os chefes  Tiago Ferreira e Rita Pereira pelo brilhantismo e sucesso alcançado nas secções que representam.

Aos 164 Familiares presentes, principais destinatários desta  iniciativa, fica a concretização de  um  bom jantar convívio, boas; cantorias, danças, conversas… temperado com a boa deposição e alegria de todos os presentes.

Ao longo de cinco horas assistiram  a grande espetáculo dos Escuteiros 966, FNA e familiares. Realçamos, a qualidade dos sempre surpreendentes artistas de palco, que deram largas à sua criatividade, talento e imaginação para festejar o acontecimento maior dos cristãos («Natal e Reis). Esta verdadeira festa de família foi abrilhantada não só pelas habituais 4 secções do Agrupamento, mas sim por sete; Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros, Dirigentes, Fraternidade e Familiares, todos eles subiram ao palco das representações, ou seja, os filhos preparam e promoveram o habitual  espetáculo aos pais, e os pais sigilosamente surpreenderam os filhos subido ao palco desempenhando  uma ação de pais exemplares em toda a linha. Agradecimentos a todos, nomeadamente, os jovens escuteiros, vossos filhos que são os  atores principais, que com esforço e dedicação, se preparam, entusiasticamente, para tornar esta na maior festa anual do Escutismo. A boa sintonia com os nossos aliados escuteiros do Núcleo da Fraternidade S. Mateus, prevaleceu ao longo de todo o percurso de preparação, resultou em pleno. Elaboramos, um programa recheado de atividades e alcançamos o número de participantes de sempre, com uma plateia de 164 pessoas, que durante cinco horas conviveram: escuteiros, elementos da fraternidade e familiares, que em pleno espírito Escutista, celebraram esta quadra festiva “Festa de Reis” com um certo “cheirinho” a Natal. O programa desta festividade   é  demonstração do Escutismo que se vive e pratica dentro da nossa humilde sede.

Agrupamento Nº966 S. Martinho de Medelo.

As maiores Saudações Escutistas

O chefe de Agrupamento H. Rogério Ferreira

 

4/6/7/8/11/14/15/16 – Janeiro 2017 Cantar de Reis Escuteiros  do 966, Fraternidade e Familiares, “marcharam” ao ritmo do cantar de Reis levando a cada lar a, mais  bela tradição católica em tempo de Natal. Corajosamente, ignoraram as baixas temperaturas e, numa manifestação de Fé, de simpatia e estima, percorreram as ruas de Medelo, relembrando o acontecimento Maior da Humanidade…O Nascimento de JESUS!

 O cantar de Reis é de facto a missão mais difícil  do nosso programa, não só, pelas noites em que deixamos o “quentinho da nossa casa” , mas também, pelas alterações do nosso dia a dia. Obviamente, a família, diferentes compromissos e outras actividades, saem prejudicadas durante esta quadra Festiva, em que nos envolvemos nesta iniciativa que são as “Reisadas”. 

Iniciamos esta caminhada com sinais pouco  positivos. Porém, uns passos em frente e, vinha a parte mais  reconfortante…Surgiram os primeiros sorrisos no rosto dos  nossos cantores, as palmas, os convites, os elogios, admiração e, os agradecimentos pela nossa persistência anual  na manutenção desta belíssima tradição, que torna, por momentos, mais brilhantes e calorosas as noites geladas de Janeiro nos lares de Medelo. Tudo isto faz sentido… vale a pena! Pois, envolver atual gerações  junto dos mais velhos na divulgação e defesa do nosso património cultural, preparando-os para o futuro  onde o   Natal dos nossos amigos de Medelo continue a ter sentido pela verdadeira essência de Jesus Salvador.

 Há mais de 3 décadas que  o nosso agrupamento faz chegar  a todos a mensagem de Paz que imana do presépio de Belém, a nossa gratidão para com os amigos de Meelo que nos recebem  sempre com muita alegria, simpatia e amizade de sempre.

15 Janeiro 2017 – Reunião de Piedade  – Neste encontro de Piedade aproveitamos a acústica da Igreja do Imaculado de Maria, para encerrar a Celebração Eucarística com a nossas Reisada 2017. A tarde deste dia, já em fase de consagração, solidariamente dedicamo-la  aos idosos do Lar de S. José, destes receberam-mos com  elevada simpática na receção. Com algum tempo pela frente,  percorremos algumas casas em falta e, terminamos as reisadas 2017 num ambiente bem familiar com  todos os grandes mentores desta Caminhada anual pela nossa  Freguesia.

22 Janeiro 2017 Participação no XXXII Encontro Cantares de Reis em Fafe  – Neste encontro bem tradicional promovido pela Autarquia Municipal de  Fafe, o nosso Agrupamento sem ambições de competição, mas sim, de movimento ativo e pronto a servir a nossa terra, subiu ao palco da Teatro Cinema de Fafe. Com grande simplicidade, a todos mostrámos a mensagem, musicada alegremente, ilustrando o Cantares dos Reis vividos no porta a porta na nossa Freguesia Fica a satisfação de participar nesta  pré eliminatória, composta por 5 grupos, todos eles muito familiares do nosso agrupamento. Futebol Clube de Marinhão – Grupo Coral de Estorãos – Rancho Folclórico de Fafe e mais irmão do que familiar, Grupo Coral de Medelo.

Fotos Festa de Reis