O dia 1 de maio é o Dia do Trabalhador e é celebrado em vários países. Portugal é um deles e esta data é assinalada no nosso país como feriado nacional.

As razões que estão por detrás disto levam-nos até ao século XIX, um tempo em que os direitos dos trabalhadores eram pouco observados e em que as condições de trabalho eram muito difíceis.

Com a intenção de alterar esta situação, no dia 1 de maio de 1886, milhares de trabalhadores do estado de Chicago nos Estados Unidos da América juntaram-se nas ruas para protestar e alcançar mudanças. O objetivo principal destes trabalhadores era que o horário de trabalho se fixasse nas 8 horas diárias, quando na altura ultrapassava por vezes as 18!

Esta manifestação teve um final trágico já que, devido à intervenção das autoridades policiais, várias pessoas ficaram feridas e outras morreram. A esta manifestação seguiram-se muitas outras.

Anos mais tarde, em 1889, ficou decidido numa reunião internacional realizada em Paris que no dia 1 de maio se comemoraria o Dia do Trabalhador em homenagem àqueles trabalhadores de Chicago.

Feliz Dia do Trabalhador!