Programa: “Aprender a Educar – Professores e Educadores”

Data: 9 e 23 de novembro

Hora: Das 18h00 às 20h00

Local: Católica Porto (campus Foz)

Inclusão. Esta é a palavra-chave das próximas sessões do programa “Aprender a Educar – Professores e Educadores”. O primeiro encontro, agendado para a próxima quinta-feira, 9 de novembro, aborda a importância da adaptação e inclusão escolar dos alunos, ainda em ambiente pré-escolar. A sessão debruça-se sobre as diferentes dimensões da esfera organizacional e relacional com vista ao desenvolvimento de competências pré-académicas nas crianças. Com a orientação de Elisa Veiga, docente na Faculdade de Educação e Psicologia da instituição, o encontro avalia as implicações que uma organização educativa terá no desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças.

“Dificuldades de aprendizagem: conhecer para melhor ensinar” | 23 de novembro

O que são – de forma clara e empiricamente validadas – dificuldades de aprendizagem? Esta é a questão da próxima palestra do programa “Aprender a Educar”, orientada por Lurdes Veríssimo, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto. Conhecer melhor o aluno para ensinar melhor é a proposta desta sessão, onde serão desmitificados os mitos que têm surgido em torno deste tema, transversal a toda a sociedade. Na palestra serão apresentadas práticas para ensinar os alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo em consideração todas as questões sociais e emocionais relacionadas com o comportamento do educando.

As sessões estão agendadas para as 18h00 e acontecem no campus Foz da instituição. Refira-se que o programa “Aprender a Educar – Professores e Educadores” regressa em janeiro de 2018, com mais duas sessões. Mais informações em: http://www.fep.porto.ucp.pt/pt/aprender-a-educar-geral?msite=3#3sessao-2017.

Próximas sessões “Aprender a Educar – Programa para Professores e Educadores”:

Sessão 5 | “Envolvimento escolar de “jovens difíceis”: do suporte à participação” | 11 de janeiro

Sessão 6 | “Como funciona a cabeça dos alunos??? Neurociência e compreensão de comportamento” | 25 de janeiro